Ações motoras voluntárias são resultados de um conjunto complexo de contrações musculares realizadas sob condições estáticas ou dinâmicas e envolvem força, velocidade, resistência, coordenação e flexibilidade. A divisão dos desportos em categorias é baseada nos objetivos de treinamento, nas similaridades fisiológicas e nas habilidades do desporto em questão, que são necessárias para atingir e assegurar um desempenho adequado. Com isso em mente, Gandelsman e Smirnov (1970) dividiram os desportos em sete grupos:
1º grupo: Desportos que necessitam do aperfeiçoamento da coordenação e da execução perfeita;
2º grupo: Desportos em que é preciso atingir uma velocidade superior, caso dos desportos cíclicos.
3º grupo: Desportos que necessitam do aperfeiçoamento da força e da velocidade de uma habilidade.
4º grupo: Desportos que necessitam do aperfeiçoamento de uma habilidade realizada em uma competição com oponentes.
5º grupo: Desportos que necessitam do aperfeiçoamento da condução de diferentes meios de transporte.
6º grupo: Desportos que necessitam do aperfeiçoamento da atividade do sistema nervoso central (SNC) sob estresse e baixo envolvimento físico.
7º grupo: Desportos que necessitam do desenvolvimento da capacidade de participação em várias atividades combinadas.
Respeitar a característica do atleta e a classificação do desporto e da prática é essencial para que os resultados da pré-temporada sejam alcançados;
Não deixe seus goleiros ficarem correndo tipo maratonista, trabalhe a especificidade do jogo sempre, mesmo que seja no início da temporada. A única coisa que pode ser alterada é a intensidade com que o trabalho se realiza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário