Um dos aspectos físicos mais relevantes ao goleiro é a velocidade acíclica, isto é, a realização de diferentes movimentos encadeados e desenvolvidos com a máxima rapidez e com precisão de execução. A velocidade está muito relacionada com o desenvolvimento da força,da resistência, da técnica e da tomada de decisão.
Basicamente o treinamento de velocidade do goleiro requer a realização de ações habituais de jogo em intensidade elevada, de curta duração, sem utilização de cargas suplementares, devendo o treinamento ser realizado com ações próximas as de jogo.
Segundo Poel&Eisfeld(1996) , para haver um bom desenvolvimento da velocidade algumas considerações devem ser feitas:
Treinamento de coordenação geral durante o treinamento de corrida e no específico; Treinamento da reação e da aceleração; Treinamento de força paralelo ao treinamento de velocidade; Integração ao trabalho de velocidade, um trabalho de resistência de velocidade e de resistência geral, que serão importantes no retardo da aparição da fadiga e permitirão aumentar a carga de trabalho.
Cronologia do Treinamento de velocidade :
9 a 10 anos: estimulo da velocidade de reação; estimulo da velocidade de movimento;
11 a 12 anos: estimulo da velocidade acíclica especifica do jogador nos gestos técnicos;
13 a 14 anos: estimulo da velocidade do jogo em função de desenvolvimentos táticos da ação,inicio do estimulo da máxima velocidade de corrida.
15 a 16 anos: inicio do trabalho de força, velocidade com cargas medianas, desenvolvimento da velocidade da equipe,estimulo da resistência em velocidade máxima.
17 anos em diante: aumento da velocidade de base,da relação força/velocidade e da resistência de máxima velocidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário