quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Qualidades Físicas mais relevantes e aplicações na formação - Treinamento de Velocidade

 Um dos aspectos físicos mais relevantes ao goleiro é a velocidade acíclica, isto é, a realização de diferentes movimentos encadeados e desenvolvidos com a máxima rapidez e com precisão de execução. A velocidade está muito relacionada com o desenvolvimento da força,da resistência, da técnica e da tomada de decisão.

Basicamente o treinamento de velocidade do goleiro requer a realização de ações habituais de jogo em intensidade elevada, de curta duração, sem utilização de cargas suplementares, devendo o treinamento ser realizado com ações próximas as de jogo. 

Segundo Poel&Eisfeld(1996) , para haver um bom desenvolvimento da velocidade algumas considerações devem ser feitas: 

Treinamento de coordenação geral durante o treinamento de corrida e no específico; Treinamento da reação e da aceleração; Treinamento de força paralelo ao treinamento de velocidade; Integração ao trabalho de velocidade, um trabalho de resistência de velocidade e de resistência geral, que serão importantes no retardo da aparição da fadiga e permitirão aumentar a carga de trabalho. 

Cronologia do Treinamento de velocidade :

9 a 10 anos: estimulo da velocidade de reação; estimulo da velocidade de movimento; 
11 a 12 anos: estimulo da velocidade acíclica especifica do jogador nos gestos técnicos;
 13 a 14 anos: estimulo da velocidade do jogo em função de desenvolvimentos táticos da ação,inicio do estimulo da máxima velocidade de corrida. 
15 a 16 anos: inicio do trabalho de força, velocidade com cargas medianas, desenvolvimento da velocidade da equipe,estimulo da resistência em velocidade máxima. 
17 anos em diante: aumento da velocidade de base,da relação força/velocidade e da resistência de máxima velocidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário