segunda-feira, 3 de março de 2014

Futsal x Futebol

 E perceptível para todos a contribuição do futsal, para o desenvolvimento dos atletas na pratica do futebol.
A comunicação motora, a rapidez do jogo desenvolve no praticante grande velocidade de pensamento/ação.
Para Fonseca (2007), cada vez mais o futsal tem sido apontado como importante fator de contribuição nos trabalhos de formação de jogadores de futebol.
Para autora o futsal é um diferencial na aquisição e no desenvolvimento das habilidades motoras, na tomada de decisão, nas movimentações de curta e rápida mudança de direção. Neste sentido foi adaptado (MULLER ET AL, 1996; FREIRE E SCAGLIA, 2003), as estruturas funcionais dos jogos coletivos para demonstrar a contribuição do futsal para o futebol.
E os goleiros?
Em que o futsal pode ajudar ou contribuir para o crescimento da posição no futebol?
Creio que a resposta tático-técnica mais visível a todos, esta na diferença dos confrontos em 1x1, dos goleiros europeus para os sul-americanos, e a forma em que a velocidade de reação é trabalhada (futsal= velocidade de reação complexa), (futebol= velocidade de reação simples).
A utilização dos MMII, e do corpo inteiro como “arma” para realização dos movimentos defensivos, é a principal característica a ser adotada por atletas/goleiros do futebol.
A paciência para definir ação correta, o ataque à bola torna se essencial para o crescimento do goleiro de futebol, que em sua grande maioria, principalmente a escola sul americana tem equivocadamente características robotizadas, sem leitura, em confrontos de 1x1 se jogam aleatoriamente no chão, não pensam.

Atletas/Goleiros que utilizam características do futsal em seu jogo;
Manuel Neuer, Pepe Reina, René Adler, Vitor Valdez, Tim Wiese, Joe Hart, Peter Schmeichel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário